Conheça os tipos diferentes das doenças e seus sintomas
O glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que, geralmente, não apresenta sintomas. A falta de indícios da doença causa uma piora progressiva e irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.
Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas.
No artigo de hoje, você conhecerá os tipos de glaucoma, os principais sintomas da doença e as melhores formas de tratamento. Confira:
Tipos
Glaucoma de ângulo fechado (agudo)
Esse tipo de glaucoma ocorre quando a saída do humor aquoso é bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular.
Os casos de glaucoma agudo são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo crônico da doença.
Glaucoma congênito
O glaucoma congênito é, como o próprio nome diz, o tipo em que a criança já nasce com a doença. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e se descoberto, deve-se tratar imediatamente.
Glaucoma de ângulo aberto (crônico)
Esse é o tipo mais comum de glaucoma e pode ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo. A pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, o que leva à perda do campo visual.
Glaucoma secundário
O glaucoma secundário é causado por outra condição associada. O uso de medicamentos, como corticosteróides, traumas, uveítes, cirurgias oculares, entre outros fatores podem ocasionar esse tipo de glaucoma.
É importante lembrar que também existem fatores de risco para o desenvolvimento do glaucoma. Entre os principais, podemos destacar a diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo, além da idade avançada.
Sintomas de Glaucoma
Glaucoma de ângulo aberto
- Muitas pessoas NÃO apresentam sintomas até o início da perda da visão
- Perda gradual da visão periférica lateral
Glaucoma de ângulo fechado
- Os sintomas podem ser intermitentes no início ou piorarem prontamente
- Dor grave e súbita em um olho
- Visão diminuída ou embaçada
- Náusea e vômito
- Olhos vermelhos
- Olhos de aparência inchada
Glaucoma congênito
- Os sintomas costumam ser notados entre os primeiros dias e meses de vida da criança
- Nebulosidade na parte frontal do olho
- Aumento de um olho ou de ambos os olhos
- Olho vermelho
- Sensibilidade à luz
- Lacrimação
Prevenção
Se houver suspeita de glaucoma, não espere por sinais visíveis de problemas nos olhos. Glaucoma de ângulo aberto dá poucos sinais em seu estágio inicial e, quando se torna perceptível, a doença já poderá ter causado danos permanentes à visão.
A melhor forma de se prevenir contra o glaucoma é a realização de consultas regulares com um oftalmologista. O diagnóstico precoce pode evitar a progressão da doença e complicações mais graves.
Tratamento de Glaucoma
O objetivo do tratamento é reduzir a pressão ocular. Em todos os tipos de glaucoma, os tratamentos podem incluir colírios, medicamentos intravenosos, cirurgias a laser ou tradicionais. Todas essas abordagens têm o objetivo de otimizar o fluxo do humor aquoso nos olhos, para diminuir a pressão. No caso do glaucoma de ângulo fechado, o tratamento deve ser imediato para evitar danos irreversíveis aos olhos e visão do paciente.
A OFT possui a experiência e a qualificação necessárias para te auxiliar em todos os seus exames e diagnósticos. Entre em contato conosco!