Conheça os 4 exames oculares mais realizados

Quando nossa saúde não vai bem, nem sempre podemos ver isso muito claramente.  Nos distúrbios da visão temos que ter esse cuidado.

Infelizmente, eles não costumam receber a devida atenção, e sintomas simples podem acabar revelando problemas maiores.

E é claro que, na falta de um diagnóstico preciso, esses problemas não receberão o tratamento adequado – o que, em muitas ocasiões, pode agravar a situação do paciente.

Por isso, hoje vamos falar sobre quatro exames oculares – todos oferecidos, é claro, aqui na OFT Oftalmologia.

Então fique atento a este assunto, pois ele pode ser muito interessante para você e para a saúde de sua visão!

 

Quais exames falaremos hoje?

Existe uma infinidade de exames oculares disponíveis, cada um deles com uma finalidade bem específica. No entanto, há alguns que são comuns.

A seguir, vamos falar um pouquinho mais sobre os seguintes exames, o que são e quais suas funcionalidades:

 

  • mapeamento de retina;
  • biomicroscopia de segmento anterior;
  • retinografia simples;
  • topografia de córnea.

 

Mapeamento de Retina

O Mapeamento de Retina é um dos mais importantes exames oculares, uma vez que permite ao oftalmologista ter acesso à retina (fundo do olho) do paciente.

Esse tipo de exame permite ao profissional observar diretamente os vasos sanguíneos contidos no fundo do olho. É importante ressaltar que esse é o único exame que permite essa possibilidade.

Para sua realização, a pupila do paciente é dilatada e, depois, iluminada diretamente para que o profissional consiga ter acesso às informações que procura.

Tudo isso é possível graças a uma lente convergente de grande aumento e um aparelho chamado oftalmoscópio indireto binocular.

É interessante que esse exame seja realizado com certa frequência, pois grande parte das doenças relacionadas à retina só são percebidas pelo paciente quando já em estágio avançado.

 

Biomicroscopia de Segmento Anterior

O principal objetivo da Biomicroscopia de Segmento Anterior é avaliar o estado das estruturas daquela que é chamada “parte da frente” do olho. Englobam essa localização a córnea, a íris e o cristalino, que são checados durante o procedimento.

A realização deste exame se dá por meio de um microscópio, também conhecido como lâmpada de fenda.

Permite ao profissional observar as células que compõem o olho, tamanho o grau de aumento que o aparelho proporciona.

 

Retinografia Simples

Embora pareça complicada, a Retinografia Simples é um exame relativamente comum, que tem por objetivo ajudar na descoberta e acompanhamento das doenças como a retinopatia diabética, descolamento da retina, a retinopatia hipertensiva e o glaucoma.

Durante o exame, são feitas fotografias de áreas do fundo de olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

Também conhecido como Retinografia Colorida, o exame é realizado após a dilatação da pupila do paciente. Logo em seguida, ele é colocado em frente a um aparelho retinográfico, que vai capturar as imagens necessárias.

A partir daí, são monitoradas quaisquer alterações na retina e no nervo óptico. Esse tipo de acompanhamento é fundamental para o caso de doenças que agem progressivamente.

 

Topografia de Córnea

A Topografia de Córnea é um exame realizado para que o profissional oftalmologista possa analisar a forma e a curvatura da córnea do paciente. Assim, podem ser identificadas doenças relativas, degenerações e distrofias (como ceratocone) e erros refrativos (como o astigmatismos regulares e irregulares).

Este exame é muito útil na adaptação de lentes de contato.

Outros casos muito importantes para os quais se indica a realização deste exame, são os de pessoas que vão passar por cirurgias de catarata, cirurgias refrativas ou mesmo transplantes de córnea.

Para a realização deste exame, não é necessária a dilatação da pupila. Contudo, usuários de lentes de contato devem deixar de usá-la por 5 dias antes do procedimento.

 

Busque auxílio profissional especializado assim que notar algum sintoma estranho, como: manchas na visão, vista cansada, dores nos olhos, sensibilidade maior ou menor à luz, dificuldades para enxergar, dores de cabeça constantes durante momentos de leitura, visão embaçada ou dupla.

Se você deseja contar com o que de melhor a tecnologia tem para oferecer, além de profissionais do mais alto gabarito, venha para a OFT Oftalmologia.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação conosco. Se quiser também, pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp – temos um aplicativo para você falar conosco no canto inferior da página.

Aqui, com certeza, a sua saúde é vista com muito bons olhos e é levada a sério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *